CÂMARA DE SERRA DO SALITRE SEDEIA SOLENIDADE DA SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE AO DIABETES COM PALESTRA EXCLUSIVA

Proposto pela vereadora Decarla Gonçalves, evento antecipa as celebrações do Dia Nacional do Diabetes e reforça a importância da conscientização e apoio à ADIH Serra.

SERRA DO SALITRE/MG — Na noite da última terça-feira, 23 de junho, a Câmara Municipal de Serra do Salitre foi palco de uma emocionante e informativa solenidade em comemoração antecipada ao Dia Nacional do Diabetes, oficialmente celebrado em 26 de junho. O evento integra as atividades da Semana Municipal de Orientação e Combate ao Diabetes, instituída no calendário oficial do município por proposição da vereadora Decarla Gonçalves.

Palestra exclusiva com a Drª. Giselle Rosa

A solenidade foi organizada em parceria com a ADIH Serra (Associação de Diabéticos e Hipertensos de Serra do Salitre/MG), e foi regida pelo presidente da Câmara o Vereador Vinicius Mota. O ponto alto da noite foi a palestra ministrada pela médica Dra. Giselle Rosa, que abordou detalhadamente a relação essencial entre a nutrologia e o controle do diabetes. Durante sua apresentação, a especialista destacou a importância de uma alimentação balanceada e a adoção de cuidados preventivos rotineiros como pilares fundamentais para assegurar uma qualidade de vida superior e mais saudável aos portadores da condição.

Entrevista coma Vereadora Decarla

Embora não tenha podido comparecer presencialmente à solenidade na Câmara, a vereadora Decarla Gonçalves concedeu uma entrevista gravada em áudio exclusiva ao Jornal Serralitrense, compartilhando os bastidores e as grandes motivações por trás do projeto de lei.

Em sua fala, a vereadora revelou que a ideia de criar a lei municipal surgiu a partir da observação do trabalho incansável e dedicado dos membros da associação local. “Surgiu a ideia de apoiar a Associação de Diabéticos do nosso município. Temos visto o pessoal com muita dedicação, tentando instruir a população e defender os direitos dos diabéticos, principalmente os de Tipo 1”, explicou Decarla. O projeto de lei foi apresentado em setembro do ano passado e, após ser votado e aprovado, ganha sua primeira edição prática neste mês de junho.

Decarla, que também compartilha da realidade de ser diabética (Tipo 2), ressaltou o impacto psicológico do diagnóstico e a relevância de levar informação correta para as famílias serralitrenses. “Quando a gente tem um diagnóstico desse, ficamos preocupadíssimos. É uma comorbidade preocupante, mas a gente consegue conviver muito bem sabendo se cuidar. Com boa informação, as pessoas podem viver melhor”, pontuou a parlamentar, reforçando que seu maior objetivo sempre será o bem-estar do povo e o fortalecimento do suporte comunitário.

Também utilizaram a palavra Tatiana Lana representante da Secretária Municipal de Saúde de Serra do Salitre e Vinicius Cirilo membro da ADIH os quais fizeram questão de ressaltar o comprometimento das instituições e a importância tanto da semana municipal.