Proposto pela vereadora Decarla Gonçalves, evento antecipa as celebrações do Dia Nacional do Diabetes e reforça a importância da conscientização e apoio à ADIH Serra.
SERRA DO SALITRE/MG — Na noite da última terça-feira, 23 de junho, a Câmara Municipal de Serra do Salitre foi palco de uma emocionante e informativa solenidade em comemoração antecipada ao Dia Nacional do Diabetes, oficialmente celebrado em 26 de junho. O evento integra as atividades da Semana Municipal de Orientação e Combate ao Diabetes, instituída no calendário oficial do município por proposição da vereadora Decarla Gonçalves.
Palestra exclusiva com a Drª. Giselle Rosa
A solenidade foi organizada em parceria com a ADIH Serra (Associação de Diabéticos e Hipertensos de Serra do Salitre/MG), e foi regida pelo presidente da Câmara o Vereador Vinicius Mota. O ponto alto da noite foi a palestra ministrada pela médica Dra. Giselle Rosa, que abordou detalhadamente a relação essencial entre a nutrologia e o controle do diabetes. Durante sua apresentação, a especialista destacou a importância de uma alimentação balanceada e a adoção de cuidados preventivos rotineiros como pilares fundamentais para assegurar uma qualidade de vida superior e mais saudável aos portadores da condição.
Entrevista coma Vereadora Decarla
Embora não tenha podido comparecer presencialmente à solenidade na Câmara, a vereadora Decarla Gonçalves concedeu uma entrevista gravada em áudio exclusiva ao Jornal Serralitrense, compartilhando os bastidores e as grandes motivações por trás do projeto de lei.
Em sua fala, a vereadora revelou que a ideia de criar a lei municipal surgiu a partir da observação do trabalho incansável e dedicado dos membros da associação local. “Surgiu a ideia de apoiar a Associação de Diabéticos do nosso município. Temos visto o pessoal com muita dedicação, tentando instruir a população e defender os direitos dos diabéticos, principalmente os de Tipo 1”, explicou Decarla. O projeto de lei foi apresentado em setembro do ano passado e, após ser votado e aprovado, ganha sua primeira edição prática neste mês de junho.
Decarla, que também compartilha da realidade de ser diabética (Tipo 2), ressaltou o impacto psicológico do diagnóstico e a relevância de levar informação correta para as famílias serralitrenses. “Quando a gente tem um diagnóstico desse, ficamos preocupadíssimos. É uma comorbidade preocupante, mas a gente consegue conviver muito bem sabendo se cuidar. Com boa informação, as pessoas podem viver melhor”, pontuou a parlamentar, reforçando que seu maior objetivo sempre será o bem-estar do povo e o fortalecimento do suporte comunitário.
Também utilizaram a palavra Tatiana Lana representante da Secretária Municipal de Saúde de Serra do Salitre e Vinicius Cirilo membro da ADIH os quais fizeram questão de ressaltar o comprometimento das instituições e a importância tanto da semana municipal.




